exposição Os Hospitais de Jarbas Karman

O projeto do espaço partiu da sugestão de um percurso que conduzisse o visitante pelo conteúdo da exposição.

O trajeto se iniciava no corredor principal da feira, que desembocava em um dos lados do espaço destinado à exposição. Ao chegar, o primeiro contato do visitante deveria ser com o título, passando depois pela apresentação do arquiteto, pelos projetos de arquitetura e, por último, pelos aspectos projetuais destacados pelos curadores.

A partir da sugestão desse percurso, o projeto propôs cinco volumes, formados por três paredes independentes, uma bancada de suporte para o material da exposição e um banco que criasse um local de permanência.

Duas paredes laranjas foram posicionadas na parte frontal do espaço: uma com formato em “L”, localizada do lado esquerdo, e outra, mais alta, do lado direito. Uma das faces da primeira parede, voltada estrategicamente para o eixo de circulação do corredor principal, apresentava o título (situação que permitia enxergar a exposição a cerca de 25 metros de distância). As outras faces, internas, apresentavam a trajetória profissional do arquiteto. A segunda parede (posicionada do lado oposto à primeira, conectada ao banco de descanso) apresentava informações técnicas da exposição e do Instituto.

Uma parede branca, solta, foi posicionada na parte posterior do espaço. Nela, foram apresentados 11 projetos e os aspectos projetuais de Jarbas Karman.

Os projetos apresentados foram:

– Hospital de Clínicas de Pelotas;

– Concurso para o Hospital Santa Mônica;

– Hospital São Domingos;

– Hospital São Luiz;

– Concurso para o Hospital Israelita Albert Einstein;

– Laboratório Central de Pesquisas;

– Hospital Geral da Guarnição do Galeão;

– Expansão do Hospital Israelita Albert Einstein;

– Expansão do Hospital Vera Cruz;

– Instituto Nacional de Câncer e Queimados (Paraguai);

– Hospital São Judas Tadeu da Fundação Pio XII.

Os aspectos projetuais destacados foram:

– Vertical x horizontal;

– Flexibilidade;

– Humanização.

No final, foi proposto um espaço vazio, arrematado por um banco, formando uma pequena praça de estar e convivência para que os visitantes pudessem conversar

A exposição foi documentada no livro digital O desenho de hospitais de Jarbas Karman: exposição realizada durante o VII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, disponível em:

https://iph.org.br/acervo/livros/o-desenho-de-hospitais-de-jarbas-karman-exposicao-realizada-durante-o-vii-congresso-brasileiro-para-o-desenvolvimento-do-edificio-hospitalar-1461

ficha técnica

projeto: exposição – Os Hospitais de Jarbas Karman

local: Salvador – BA – Brasil

área: 44,00m²

autor: Erick Vicente

data: 09/2016

Categoria:
Data:
Voltar ao topo