habitação de interesse social confortável

 

Partindo do princípio de que qualquer construção deva unir conforto, qualidade e integração com a cidade, a implantação deste edifício de habitação de interesse social visa a permeabilidade urbana, áreas de convivência, comércios e serviços.

 

Ao analisar o território, encontrou-se a possibilidade de ligar as duas faces da quadra, conectando a Estação 14 Bis da Linha Laranja do metrô da cidade de São Paulo com a rua oposta, permitindo maior fruição urbana.

 

Além de levar em consideração a relação com a sua envoltória, a edificação preocupa-se com o seu interior e como isso se reflete na paisagem urbana. Desta forma, a valorização do conforto ambiental, da sustentabilidade e da permeabilidade concorrem para que o projeto proporcione espaços confortáveis e integradores.

 

A partir do entendimento da legislação urbana e seus parâmetros urbanísticos, como coeficiente de aproveitamento e taxa de ocupação, foi considerado a utilização dos máximos potenciais construtivos, adotando C.A 3,8 e taxa de ocupação em conformidade (0,41 de 0,7).

 

Sendo assim, conseguiu-se produzir uma edificação com espaços diversos, ampla área coletiva e uma fachada ativa, criando quatro espaços comerciais voltados diretamente para a rua.

 

Esse estudo foi desenvolvido durante oficina Conforto Ambiental na Produção de HIS em São Paulo, realizada pela FAUUSP de 12 a 16 de agosto de 2019.

 

 

áreas

 

lote: 1.070,00m²

total total construída: 4.062,00m²

total de unidades habitacionais: 62

 

ficha técnica

 

projeto: HIS Bela Vista

local: São Paulo – SP – Brasil

autores: Andreia Ferreira Santos (FAAP), Caique Oliveira (Belas Artes), Carolina Bley (FAUUSP) e Erick Vicente (FAUUSP)

data: 08/2019

Categoria:
Data:
Voltar ao topo