um hospital de referência

O Hospital Regional Rota dos Bandeirantes é um hospital público especializado em oncologia e cardiologia. Seu atendimento abrange, principalmente, os municípios localizados a oeste da Região Metropolitana de São Paulo: Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Pirapora de Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Barueri (cidade onde o edifício está atualmente sendo construído).

 

A configuração formal do projeto atende três questões técnicas previamente postas: primeiro, o lote, de aclive acentuado, possuía três platôs que deveriam ser aproveitados; segundo, não poderiam ser feitas escavações e deveriam ser evitadas a criação de grandes contenções para não elevar o custo da construção; terceiro, a estrutura deveria ser metálica e ter aproximadamente 10 pavimentos, para otimizar a produção das peças e reduzir o tempo da obra.

 

Para conectar os três platôs e evitar com que os pedestres precisassem caminhar por subidas íngremes, foram propostos uma lâmina vertical no sentido norte-sul, uma segunda lâmina no sentido leste-oeste e um bloco horizontal, acomodado em dois dos três platôs existentes.

 

A primeira lâmina, que possui 11 pavimentos (térreo mais dez andares), conecta os três platôs do lote, possibilitando a criação de diversos acessos, em diferentes cotas do terreno. A segunda lâmina, que aflora a partir do terceiro andar, abriga o conjunto de elevadores e a escada de segurança destinada aos fluxos internos. O bloco horizontal permite manter mais próximo do solo as unidades de atendimento ao paciente externo e possibilita a criação de acessos independentes para a emergência, para os funcionários, para a manutenção, para os suprimentos e para as saídas de cadáveres e resíduos.

 

Dessa forma, as circulações horizontais e verticais foram totalmente segregadas, o que torna o hospital mais eficiente, seguro e confortável.

 

ficha técnica

 

projeto: Hospital Rota dos Bandeirantes

local: Barueri – SP – Brasil

áreas total construída: 40.217,56m²

número de leitos: 312 (262 internação e 50 uti)

projeto: eam + Arkhitekton

detalhamento e construção: MPD Engenharia

data do projeto: 02/2020

 

Publicações

 

https://www.terra.com.br/noticias/dino/parceria-da-prefeitura-de-barueri-e-o-governo-de-sao-paulo-hospital-rota-dos-bandeirantes-tem-obras-vistoriadas-por-prefeito-e-secretario-estadual,375d63b4282f88ee3861bb9f7dd69b86mqmn0r3t.html

 

https://www.terra.com.br/noticias/dino/parceria-da-prefeitura-de-barueri-e-o-governo-de-sao-paulo-hospital-rota-dos-bandeirantes-tem-obras-vistoriadas-por-prefeito-e-secretario-estadual,375d63b4282f88ee3861bb9f7dd69b86mqmn0r3t.html

 

https://portal.barueri.sp.gov.br/Noticia/161120-prefeitura-de-barueri-constroi-hospital-regional

 

https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/release/governo-de-sp-anuncia-novo-hospital-em-barueri/

 

https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=401469

Categoria:
Data:
Voltar ao topo