uma casa para se construir ao longo da vida

A casa, cuja construção se iniciou no ano de 1988, teve a primeira etapa executada pelo padrasto da proprietária, que era um competente mestre de obras. Com o falecimento do padrasto, em 1992, a casa nunca chegou a ser concluída.

A necessidade de expansão surgiu com o crescimento da família. Importante dizer que é muito comum as famílias permanecerem juntas por toda a vida em bairros da periferia das grandes cidades, por questões culturais e econômicas. Por esse motivo, as casas localizadas nesses bairros precisam se transformar junto das famílias que as habitam.

A ampliação da parte frontal da casa, com a construção de uma nova suíte e uma varanda no pavimento superior e a ampliação do estacionamento no térreo foi a primeira etapa das transformações atuais. O projeto foi desenvolvido em 2013 e a construção foi finalizada em 2021.

Projetos para fins como esse precisam levar em consideração uma série de questões, como: utilização de técnicas populares para facilitar o processo de contratação da mão de obra e dar autonomia aos operários; optar por soluções simples, facilmente encontradas no mercado e que não careçam de mão de obra especializada; flexibilidade para que a obra seja executada a longo prazo, podendo ser paralisada sem prejuízo aos moradores, para que possam se organizar melhor em relação aos recursos disponíveis, entre outras peculiaridades.

Não se sabe quais etapas virão após a conclusão da parte frontal. O projeto prevê a integração da cozinha com as áreas sociais; a mudança dos acabamentos do banheiro existente, mudança na organização da área de lazer coberta do segundo pavimento e a construção de um ateliê, ou mesmo um pequeno apartamento, no pavimento térreo. Vai depender das necessidades futuras e dos recursos da família.

quadro de áreas:

térreo: 113,70m2

1º pavimento: 113,00m2

2º Pavimento: 48,00m2

área total projetada: 274,70m2

ficha técnica

projeto: residência ae

local: São Paulo – SP – Brasil

autor: Erick Vicente

data: 07/2012

Categoria:
Data:
Voltar ao topo