um galpão escondido

A residência vdr se desenvolve em dois níveis. No inferior, acomodado no declive do lote, se localizam os espaços de lazer coberto e descoberto, uma garagem e um depósito. No pavimento térreo, ligeiramente elevado da cota da rua, encontram-se os espaços sociais, íntimos e de serviços.

Duas das premissas de projeto eram que os ambientes sociais e íntimos não estivessem em andares diferentes e que se evitasse corredores para melhor aproveitamento do espaço. O programa previa duas suítes (uma para os proprietários e outra de visitas), estar, jantar, cozinha, serviços, uma área de lazer equipada com churrasqueira e um estacionamento para quatro carros.

A ideia foi criar duas empenas laterais para arrematar duas lajes, uma para cobrir uma faixa na parte frontal e outra uma faixa nos fundos. A parte coberta da frente abrigaria a entrada, o lavabo e ao suíte de hospedes. Nos fundos, a parte coberta abrigaria a suíte do casal, a área de serviços e o acesso interno para o pavimento inferior.

No centro da residência, entre as duas lajes, foi proposto a execução de um telhado metálico alto, solução semelhante a um galpão. Janelas altas seriam instaladas acima das lajes frontal e posterior de cobertura, solução que proporcionaria iluminação e ventilação natural para o vazio, local onde ficariam o estar, o jantar e uma cozinha em ilha, conformada por duas paredes.

áreas:

inferior: 117,00m2

térreo: 136,00m2

total: 253,00m2

ficha técnica

projeto: residência vdr

local: São Roque – SP – Brasil

autor: Erick Vicente

data (projeto): 03/2014

Categoria:
Data:
Voltar ao topo