um memorial para lembrar, conscientizar e contribuir com a comunidades

memorial apresentado para o concurso

 

A construção para o Memorial às Vítimas da Kiss é uma grande oportunidade para ressignificar um pequeno trecho de espaço urbano. Além de estabelecer o marco que não deixará a comunidade esquecer a tragédia acontecida em 27 de janeiro de 2013, este memorial oferecerá um espaço coletivo para atividades sociais que colaborem com o desenvolvimento da vida social e cultura de Santa Maria.

 

Esse projeto propõe uma construção de dois pavimentos na metade leste, uma praça aberta que percorre toda a extensão longitudinal do lote na outra metade e uma cobertura para criar um espaço de transição entre as áreas internas e externas.

 

O desenho propõe uma área livre que ocupe, aproximadamente, a metade da área do lote, construindo apenas a outra metade. Para tanto, criou-se um subsolo semienterrado. No térreo foram posicionados os ambientes que deveriam ter relação direta com a praça, como o Memorial, o Monumento às vítimas, o café e os sanitários. O auditório e a sala multiuso foram localizadas no subsolo. No térreo ficou localizado o Memorial, o café (espaço para locação), as salas administrativas, a zeladoria, o depósito (em contiguidade de nível com o Memorial) e os sanitários. Para organizar o acesso a esses ambientes, foi criado um hall, que poderá ser utilizado pela cafeteria. Ao fundo desse hall há um vazio que integra os pavimentos e permite a entrada de luz natural ao subsolo.

 

Sobre a laje de cobertura do térreo foi criado um jardim, que poderá ser acessado pelos visitantes, permitindo uma relação com a cidade a partir de uma cota elevada.

 

Para criar uma área de transição, entre a praça aberta e os espaços internos, foi criada uma cobertura que passa sobre o conjunto a 6,42 metros de altura. Essa cobertura proporciona sombra, acolhimento e espaços de convivência. A cobertura marca a ocupação da praça pelo conjunto.

 

Para ativar o uso da praça, o café e o Memorial possuem conexão direta com o espaço externo e o Monumento às Vítimas da Kiss se desenvolve justaposto a divisa leste, próximo ao muro limite do conjunto. Esse monumento é composto por placas metálicas com recortes vazados, onde os nomes das vítimas estarão fixados em pequenas placas de vidro. Esses recortes serão iluminados durante a noite.

 

áreas:

 

subsolo: 334,00m²

térreo: 334,00m²

praça coberta: 92,00m²

superior: 65,30m²

total: 825,30m²

 

ficha técnica

 

projeto: Memorial das vítimas da boate Kiss – concurso de projetos

local: Santa Maria – RS – Brasil

autores: Erick Vicente, Suelen Ferrante

paisagismo: Gracielli Folli Monteiro

data: 04/2018

 

Categoria:
Data:
Voltar ao topo