edifícios que interagem com a cidade
Cidades compactas, onde as habitações, o comércio e os serviços acontecem junto da oferta adequada de transporte público e de espaços desenhados para o pedestre, contribuem para tornar os espaços urbanos mais humanos e pulsantes.
Sendo assim, a proposta para os edifícios de uso misto surgiu a partir de algumas premissas:
1º_ desenhar o território de forma a conectar os espaços;
2º_ criar espaços coletivos abertos, privilegiando o pedestre e estreitando a relação das áreas comerciais com a cidade;
3º_ criar áreas de transição;
4º_ orientar os espaços comerciais para a “rua”, evitando criar corredores fechados e galerias estreitas, aumentando a relação entre comercio e cidade;
5º_ criar passagens livres estratégicas nos térreos dos edifícios, desenhando percursos mais curtos e interessantes para o pedestre;
6º_ Aproveitamento máximo do potencial construtivo, disponibilizando o maior número de habitações que o edital do concurso permitir;
7º_ utilizar sistemas construtivos racionais e industrializados, que diminuam o custo e o tempo de construção;
8º_ Sistemas alternativos de redução do consumo de água potável e de energia elétrica das concessionárias que possam ser geridos pelos moradores e que sejam de baixa manutenção.
Desenho do território
O território designado é composto por 2 lotes posicionados em forma de “L” e conectados por um espaço destinado a uma praça. Esse conjunto soma-se a mais outros seis outros, formando áreas de transição entre o território existente e o futuro loteamento.
Diante dessa condição, a decisão foi trabalhar o espaço de forma a aumentar o espaço voltado para “dentro” do conjunto, e relacionando o comércio com as bordas dos edifícios e com a praça.
Não optou-se pelo formato “galeria”, onde o comercio estaria voltado para dentro dos edifícios, organizados por acessos específicos e circulações. A solução escolhida foi orientar os conjuntos comerciais para “fora”, aumentando a relação deles com o espaço urbano.
O resultado foram dois edifícios por quarteirão, conectados por uma marquise. Cada edifício ocupa um lote e possui cinco andares, sendo: subsolo, térreo e três andares tipo. Na cobertura estão localizados os reservatórios e diversos equipamentos.
Os edifícios
No térreo, de pé-direito maior, estão localizados os acessos para os andares superiores, os apartamentos adaptados, as vagas de estacionamento para portadores de necessidades especiais, o bicicletário, os espaços comerciais e passagens estratégicas que conectam as bordas dos lotes e as praças dos conjuntos contíguos.
Os espaços comerciais foram orientados para as áreas externas para manterem boa relação com os espaços de transição, com a praça e com o logradouro público. Assim, cada comércio poderá ocupar parte da faixa pública que está a sua frente e ajudará a cuidar da limpeza, manutenção e segurança do local.
Duas marquises ligam os dois blocos separados pela praça. Essas coberturas, além de criarem sombra, ajudam a integrar o espaço público.
No subsolo foram posicionadas as vagas de estacionamento, nos três andares superiores as unidades habitacionais e na cobertura um espaço técnico que abriga os reservatórios, os boilers do sistema de aquecimento de água, as cisternas de armazenamento de água da chuva e as baterias do sistema de geração de energia solar.
Para diminuir o consumo de água e de energia foram propostos três sistemas ecoeficientes: de geração de energia fotovoltaica, de aquecimento solar de água e de armazenamento de água pluvial. Os sistemas foram escolhidos por serem de baixo custo de instalação e de fácil manutenção, podendo ser geridos facilmente pelos moradores.
As estratégias para aumentar o conforto higrotérmico são: permitir a ventilação cruzada nos apartamentos, beirais que diminuem a insolação direta (entre o final da manhã e o meio da tarde) e venezianas externas de correr nos quartos.
ficha Técnica:
projeto: proposta para edifícios de uso misto – concurso de projetos
local: Sol Nascente, trecho 02 – Brasília – DF
autores: Erick Vicente
data: janeiro de 2017
Categoria:
Data:
10/07/2021