um jardim entre dois blocos

A proposta para a “UBS – Parque Riacho Fundo” teve como objetivo a criação de um edifício que fosse eficiente, seguro e confortável.

Os Edifícios Assistenciais de Saúde (EAS) estão entre os mais complexos de se projetar, construir e manter. As UBS’s, AMA’s, AME’s, UPA’s e principalmente os Hospitais precisam atender a uma série de requisitos técnicos e funcionais a fim de proporcionarem os meios para que os profissionais da área da saúde ofereçam o melhor atendimento possível.

O conjunto arquitetônico, estruturado por elementos pré-fabricados, é composto por dois blocos paralelos de plantas retangulares e um amplo jardim coberto.

Cada bloco tem uma função específica: o menor, de um pavimento, abriga a administração e os serviços de apoio; o maior, de dois pavimentos, abriga o acolhimento, as áreas de atendimento e o auditório.

Os dois blocos são conectados por passarelas e a circulação vertical se desenvolve por meio de duas escadas, uma rampa e um elevador, todos localizados em meio ao jardim coberto.

Os ambientes foram organizados por afinidade das funções e por continuidade dos fluxos. Entre as áreas de atendimento foram criados espaços vazios que cruzam o sentido transversal do edifício para a implantação das esperas. Por serem locais de longa permanência dos usuários, esses espaços devem receber iluminação e ventilação naturais em abundância. A via de circulação interna ficou localizada junto da divisa sudoeste, atendendo as áreas de carga e descarga e o estacionamento localizado no fundo do lote.

Para orientar as futuras expansões, foi desenvolvido um Plano Diretor Físico-Funcional. Este plano prevê a implantação de um Centro de Diagnóstico, serviços de Fisioterapia, de Atendimento Psicossocial e novas áreas de apoio.

ficha Técnica:

projeto: proposta para a UBS Parque do Riacho – concurso de projetos

local: Riacho Fundo, trecho 02 – Brasília – DF

autores: eam + ARC Arquitetos – Erick Vicente e Hamilton Almeida

data: 04/ 2016

 

projeto publicado no livro Edifícios de Saúde: projetos e detalhes (J.J. Carol, 2017).

Categoria:
Data:
Voltar ao topo