eam
O estúdio de arquitetura mutável – eam – foi fundado em 2009 pelo arquiteto e urbanista Erick Vicente.
Um dos princípios do estúdio é produzir uma arquitetura, um urbanismo e um design que tenham a capacidade de se inserir em tempos de intensas transformações. François Ascher afirmou, em 2001, que “as sociedades ocidentais estão em mutação, entrando em uma nova fase da modernidade, que assiste à evolução profunda das maneiras de pensar e agir, da ciência e da técnica, das relações sociais, da economia, das desigualdades sociais e das formas de democracia” [1]. Dessa forma, entendemos que a arquitetura e que o design devem acompanhar as mutações da sociedade contemporânea, contribuindo ininterruptamente com a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
[1] Trecho extraído do livro Os novos princípios do urbanismo, de Fraçois Ascher, com tradução de Nadia Somekh e publicado pela editora Romano Guerra em 2010.

erick vicente
Arquiteto e Urbanista. Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP (2020), com foco em projetos de Edifícios Assistenciais de Saúde – EAS, cuja dissertação abordou as estratégias projetuais do arquiteto Jarbas Karman ao longo da segunda metade do século XX. Graduado pela Universidade Nove de Julho (2006). Foi estagiário e colaborador do arquiteto Jarbas Karman entre 2001 e 2008, onde participou de 26 projetos hospitalares de médio e grande porte. Em 2009, foi colaborador no escritório L+M, onde participou de três projetos hospitalares de médio e grande porte. Na área ensino e pesquisa, possui mais de 16 anos de experiência. Foi coordenador técnico do IPH – Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman, atuando como curador dos acervos arquitetônicos, organizador de cursos livres, de exposições, de seminários técnico-científicos e da Revista IPH, que obteve avaliação Qualis A2 no quadriênio 2017-2020. Foi professor da Universidade São Judas Tadeu entre 2022 e 2025, onde lecionou disciplinas de projeto de edificações, de espaços livres, de interiores, de restauro e intervenção em patrimônio cultural, de sistemas estruturais, de materiais, técnicas e tecnologias da construção e foi orientador do Trabalho Final de Graduação (TFG). Foi membro da diretoria nacional da ABDEH – Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar entre os anos de 2020 e 2024. Atualmente é professor da Pós Graduação do Centro de Educação em Saúde Abram Szajman – Hospital Israelita Albert Einstein, mais especificamente dos cursos de especialização em Arquitetura Hospitalar, Engenharia e Manutenção Hospitalar, Gestão em Serviços de Saúde e Design de Serviços e Inovação em Saúde. Desde 2009, lidera o escritório eam | erick vicente.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3791370225781296
Dissertação de mestrado:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-19042021-110004/pt-br.php
premiações
2024
Menção Honrosa / Destaques do Prêmio Projetando o Futuro do CAU/SP 2024 como orientador do aluno Thomas Ramos P. Zavitoski. Trabalho: Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência, CAU/SP.
2023
Menção Honrosa no Concurso Público Nacional de Arquitetura para reforma do edifício-sede do CAU/SP, IAB-SP e CAU-SP.
2º lugar no Concurso Nacional de Arquitetura para o Projeto do EcoParque Itaipu, IAB-PR.
2022
Menção Honrosa no 11ª SIAc UFRJ 2022 como co-orientador da aluna Maria Julie Semprini Botelho Demenjour. Trabalho: A legislação e projeto para o terreno vazio do antigo IASERJ: a função pública da arquitetura de saúde em áreas patrimonializadas o centro da cidade do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio e Janeiro – UFRJ.
1º lugar no concurso Internacional Reinventing Cities São Paulo – Área 04 – Praça Clovis Bevilacqua, SP Urbanismo e a Rede Global C40 Cities.
3º lugar no Concurso Internacional Reinventing Cities São Paulo – área 02 – Praça Alfredo Issa, SP Urbanismo e a Rede Global C40 Cities.
2019
Premiação IABSP 2019 – Categoria Cultural e Institucional – Projetos Não Executados. Título do trabalho: Hub de Saúde, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo.
2017
2º lugar – Concurso Público de Arquitetura para a Requalificação da Praça Central de Guaratuba, IAB/PR, CAU/PR e Prefeitura Municipal de Guaratuba/PR.
2017
Menção Honrosa – 2017 UIA-PHG International Student & Young Architect Competition – MART, GREEN & BEYOND: HEALTHCARE FACILITY OF THE FUTURE, UIA – Public Health Group.
projetos publicados
2024
UBS Universitária no livro livro Edifícios de Saúde, 3º edição – editora JJCAROL
Trails School na Revista AU – Arquitetura e Urbanismo
https://revistaau.com.br/edicao/344/
Trails School na Revista PROJETO
https://revistaprojeto.com.br/acervo/eam-estudio-de-arquitetura-mutavel-trails-school-sao-paulo-sp
Trails School no portal Archdaily Brasil
https://www.archdaily.com.br/br/1015004/escola-trails-school-erick-vicente-plus-fabio-burgos
2023
Hospital Rota dos Bandeirantes no portal Hospitecnia
https://hospitecnia.com/proyectos/hospital-regional-rota-dos-bandeirantes/
2018
Hub de saúde no Galeria da Arquitetura
https://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/eam_/hub-da-saude/4857
2018
Hub de Saúde no livro Edifícios de saúde, 2º edição – editora JJCAROL
2017
Praça Central de Guaratuba no portal Archdaily Brasil
https://www.archdaily.com.br/br/882677/segundo-lugar-no-concurso-para-a-praca-central-de-guaratuba-pr?ad_medium=gallery
Hub de saúde no Archdaily
2017
Hub de saúde na Revista IPH
http://www.iph.org.br/revista-iph/materia/o-hub-de-saude
2017
Proposta da UBS Parque do Riacho no livro Edifícios de Saúde – editora JJCAROL