o rio de janeiro é movimento
“…
Quando te vejo ao despontar do dia,
Sinto um capricho da geografia
Marcar em fímbria azul os horizontes;
A cidade, despindo-se nas raias,
Ao fundo do decote de suas praias,
Mostra os seios de pedra dos seus montes…”
Osvaldo Orico, 1944.
O Rio de Janeiro é movimento. Em tudo que vemos, em tudo que vivemos, o Rio é sinuoso: da Pedra da Gávea ao arco da Marquês de Sapucaí. Em suas praias encontramos as curvas dos corpos estirados na areia, o movimento do mar e um dos sois mais coloridos do Brasil. No centro, encontramos as curvas do tempo, contadas nos edifícios de diferentes épocas, coexistindo juntos, dando forma aos quarteirões da cidade.
O estande UIA 2020 RIO foi inspirado nessa característica da cidade: o movimento. A intenção foi criar uma pequena instalação que oferecesse a percepção de movimento e sinuosidade, somando e transformando dois elementos: os anéis que compõem o logotipo do congresso e uma superfície sinuosa que sirva de suporte para toda comunicação necessária para o evento.
O processo de projeto foi realizado em seis etapas:
1_ Desenhou-se um anel perfeito dentro dos limites destinado ao estande;
2_ Extrusão desses anéis, até chegar a 3,00m, com espaçamento de 5cm entre eles;
3_ Criação da parede-suporte sinuosa, marcando um eixo de circulação (entrada e saída);
4_ Subtração de parte dos anéis, até a altura 2,20m, para criar os pontos de acesso;
5_ Deslocamento na horizontal, nos sentidos longitudinal e transversal, de conjuntos de anéis, na intenção de recriar o movimento dos anéis do logotipo e, consequentemente, da cidade.
A proposta tem como objetivo de remeter o visitante ao espaço geográfico e construído do Rio de Janeiro.
O estande seria construído em madeira, tubos metálicos e acabamentos diversos.
Piso: piso elevado com altura de 10cm, em grelha de madeira e reforço para fixação dos tubos metálicos de sustentação dos anéis com acabamento em carpete em manta na cor azul royal.
Parede curva: perfis e fechamento em madeira, com revestimento em laminado melamínico branco fosco. Os fechamentos podem ser substituídos por gesso acartonado e pintura branca fosca, caso a empresa responsável pela montagem do estande tiver conhecimento técnico para a execução.
Tubos metálicos: Tubos em aço galvanizado ou alumínio escovado com diâmetro de 3cm, sempre instalados aos pares, e travados com os anéis de madeira.
Anéis de fechamento: anéis em madeira tipo cedrinho ou cedro-rosa, executado em peças inteiras ou tiras coladas (de acordo com tecnologia do marceneiro contratado).
Fixação dos anéis: a fixação será feita por chapas metálicas que cruzarão pequenas aberturas horizontais nos tubos. Os anéis, com aberturas nas posições corretas para serem encaixados nos tubos, serão parafusados nessas chapas.
ficha técnica
projeto: Estande UIA 2020 RIO – concurso de projetos
local: Seoul – Coréia do Sul
área: 36,00m2
autores: Erick Vicente e Fernanda Ruggeri Savietto
Data (projeto e obra): 05/2017
Categoria:
Data:
09/08/2021